1. Use apenas uma página, com as seguintes informações:
Identificação pessoal: Coloque seu nome, estado civil, idade, endereço, forma de contato (se por telefone, por celular, por email). Se colocar telefone de alguém para recados não se esqueça de avisar essa pessoa porque entrevistador não tem tempo de ficar dando muitas explicações e você corre o risco de ser eliminado imediatamente.
Não coloque outros dados como carteira de identidade, CPF, carteira de habilitação, certidão de nascimento, nome da esposa, nome dos filhos, nome de seus pais. Eles poderão ser pedidos mais tarde.
Objetivo e áreas de interesse: Indique o cargo ao qual pretende se candidatar e as áreas de interesse.
Formação Acadêmica: Informe o seu grau de escolaridade começando pela mais recente, o nome da instituição onde estudou, o ano de estudo e de conclusão do curso. Não inclua aqui os cursos "especiais" (meditação,culinária) e nem o nome da escola do ensino fundamental.
Experiência Profissional: Se não tiver experiência, não se preocupe em colocar informações. Uma empresa pode querer avaliar o seu potencial para o trabalho.
Se tiver experiência, comece indicando a mais recente, citando o nome das empresas e áreas de atuação, ano de admissão e demissão e cargo exercido.
Evite aquelas frases de efeito como "obtive ótimos resultados para a empresa", "economizei tantos milhões para a minha empresa", "aumentei o faturamento da minha empresa em tantos milhões". Evite também usar verbos na terceira pessoa como "participou de grupo de avaliação", "estruturou a área tal". Porque usar o verbo na terceira pessoa? Você não está falando de você?
Cursos de Aperfeiçoamento ou atividades extra-curriculares: Cite apenas os cursos de aperfeiçoamento que sejam ligados ao cargo que você pretende, indicando o nome do curso, carga horária, nome da instituição e ano.
Se dominar algum idioma, indique apenas o nível de conhecimento (básico - intermediário - fluente) e nome da instituição. Se não tiver domínio de um idioma, será melhor não dizer que tem porque isso poderá ser checado mais tarde pelo entrevistador.
Conhecimentos de Informática são fundamentais nos dias atuais, especialmente se domina determinados programas ou recursos. Indique quais os cursos.
Outras informações: Você pode citar o nome das Associações de Classe das quais participa ou participou, experiências acadêmicas ou sociais e trabalhos no terceiro setor que contam muito.
Se você teve experiências em outros países, especialmente com intercâmbio, indique também nesse espaço de forma resumida. Se foi a algum país no exterior para uma viagem de três dias e a passeio, não vale a pena incluir aqui.
2. Faça uma revisão de todas as informações que você colocou no currículo acima, procurando ver se elas estão corretas, se não há erros de português e se a apresentação está em ordem.
3. Aguarde a avaliação da empresa.
Até aqui você fez a sua parte. Daqui para frente você deverá aguardar a avaliação da empresa que poderá incluir uma análise das informações que você incluiu no currículo especialmente quanto aos seguintes itens:
Perfil pessoal: sua idade, estado civil, ter filhos ou morar distante, podem ser fatores importantes para você ser contratado. Isso porque o salário que a empresa pretende pagar para você pode não ser interessante.
Estabilidade de emprego: se você é daqueles que costumam mudar muito de emprego ou ficou alguns meses sem trabalhar, você vai precisar explicar, por exemplo, que as mudanças foram necessárias para o crescimento de sua carreira. Se você for daqueles que costumam ficar muito tempo em uma mesma empresa, pode ter que se explicar, porque alguém pode achar que você é acomodado especialmente se o seu currículo mostrar que você nunca teve uma promoção dentro da empresa mas mesmo assim preferiu continuar tentando a sorte na mesma empresa.
Experiências anteriores: ter trabalhado para empresas reconhecidas pelo mercado pode demonstrar que você é um candidato treinado e com qualificação.
Fonte: www.dicasprofissionais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário