29 de set. de 2009

Convidamos você para um grande encontro empresarial: assinatura de contrato do Ceo Salvador Shopping


O CEO é um líder.
E você sabe que liderar é saber tomar decisões.

Convidamos você para um grande encontro empresarial: assinatura de contrato do Ceo Salvador Shopping.
Quem está comprando conquistou uma nova categoria empresarial.
E quem ainda não comprou não pode perder a última oportunidade de ter sua empresa integrada ao Salvador Shopping.


Dia: 29 de Setembro
Horário: das 16h às 21h30
Local: na Evolução do Salvador Shopping, L2.

28 de set. de 2009

Emprego na construção civil bate recorde em agosto


O nível de emprego da construção civil brasileira bateu novo recorde no mês de agosto, com 2,260 milhões de trabalhadores, conforme pesquisa mensal, divulgada hoje, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e da FGV Projetos. O recorde anterior havia sido registrado em julho, quando o número de empregados do setor somou 2,216 milhões. O número de agosto supera em 2,03% o estoque registrado em julho.

No mês passado, foram criados 44.922 novos empregos na construção civil brasileira, o maior volume registrado desde dezembro de 2000. O número foi puxado pelo mercado imobiliário, responsável pela abertura de 32.569 vagas.

Em agosto, o estoque de emprego no setor de construção no estado de São Paulo era de 641,958 mil trabalhadores, o equivalente a 28,39% do total do país. O crescimento em relação ao nível de emprego registrado em julho no estado foi de 1,72%. Na capital, o estoque de trabalhadores era de 313,106 mil em agosto, com expansão de 1,86% em relação a julho.

Fonte: Agência Estado

27 de set. de 2009

Como aproveitar o tempo de trabalho?


Se a sensação de que o dia deveria ter mais do que 24 horas afeta as pessoas em sua vida pessoal, imagine o seu impacto no ambiente de trabalho. É por isso que gerenciar bem o tempo disponível para as atividades do dia é um passo importante para o aumento da produtividade. Para aproveitar da melhor maneira o nosso tempo, aí vão algumas dicas que preparamos para você:


Avaliação - Identifique quais atividades de sua responsabilidade são de importância estratégica para o negócio e quais podem ser classificadas como desperdício de tempo. Assim, será possível decidir onde “investir” suas horas. Tal decisão serve tanto para a rotina profissional como pessoal - esta, muito afetada pela falta de planejamento no trabalho.

Definição - Trace metas e objetivos que devem ser atingidos em curto, médio e longo prazos por meio de suas atividades.

Planejamento - Projete como e quando chegar a tais objetivos e metas. Para isso, é importante saber o que deve ser priorizado e quais tarefas podem ser deixadas de lado caso não haja tempo hábil para executá-las.

Dica: Faça reuniões semanais com seus colaboradores – prioritariamente na sexta-feira – para decidir os principais desafios da semana seguinte. O papel do líder nessa empreitada é diminuir as urgências da área e adaptar as atividades para que sejam realizadas de forma colaborativa pelo time.

Organização - Trabalhe de forma a não desperdiçar tempo com ações que podem ser realizadas de forma mais automatizada e simples. De acordo com estudo da Triad, profissionais perdem cerca de uma hora por dia buscando informações armazenadas em notebooks, smartphones e sistemas corporativos. A unificação das fontes de dados para otimização dos sistemas de busca já é um bom começo do processo de organização.

Execução - Cumpra as tarefas de acordo com o planejamento e seguindo as prioridades de ação, delegando funções secundárias, sabendo dizer “não” e realizando reuniões produtivas – nas quais os objetivos do encontro são claros e as etapas pré e pós reunião são seguidas.

Fonte: PCWorld

22 de set. de 2009

Leve harmonia e equilíbrio para o ambiente



O local de trabalho pode ser o ambiente em que passamos a maior parte do nosso tempo. Para aliviar as tensões do dia a dia, é interessante e mais saudável torná-lo harmonioso e equilibrado. O Feng Shui (arte de harmonização energética do ambiente, de origem chinesa) pode contribuir que isso aconteça.

Aqui vão algumas dicas para o ambiente de trabalho ficar mais equilibrado:

Iluminação: deve ser a mais natural possível ou ter uma qualidade que se aproxime do espectro solar. Desta forma nossa resposta respiratória, humor e mobilidade física.

Sons: Substituir ruídos comuns aos escritórios (como barulho de máquinas copiadoras, zumbido dos computadores, zunido de lâmpadas fluorescentes) por música suave e agradável. A música aumenta o nível de endorfinas no organismo, ativando substâncias calmantes no cérebro, tornando-o mais concentrado e focado. Mas evite estações de rádio com notícias ou com música que acelere você através de batidas aceleradas.

Plantas: Evite comigo-ninguém-pode, samambaias, espadas de São Jorge, arruda e outras plantas “ditas” de proteção. Use: flores em vasos (evitando incidentes com água perto de equipamentos) ou plantas de pequeno porte em mesas de trabalho. Escolha folhas com formas arredondadas, harmônicas, vivas e sem pontas agudas ou espinhos. Crisântemos, gérberas, tulipas e lírios da paz fazem milagres para colaborar na purificação do ar.

Aromas: Assunto delicado, pois cada pessoa aprecia um tipo de essência. Converse sobre seus colegas e teste aromas suaves em sua sala no final do expediente e vejam como se sentem. Se aprovado, use em forma spray, no ambiente, pela manhã.

Ventilação: Sempre que possível, utilize a ventilação das janelas pela manhã, antes de ligar o ar condicionado.

• Mesa de trabalho: Posicionamento - se possível, mantenha as suas costas para a parede, como forma de manter a estabilidade e proteção; posicione-se de forma a enxergar a porta de entrada de sua sala; sua cadeira deve ser firme e estável, ainda que tenha rodinhas de apoio para facilitar o movimento; ajuste a altura da cadeira para que você não canse excessivamente em uma posição inadequada.

Evite: sujeira, pó, acúmulo de materiais ou papéis sobre a mesa ou em gavetas; tesouras e objetos cortantes espalhados na mesa; lápis e canetas dispersos; vários papéis com lembretes e recados soltos pela mesa – isso dispersa sua energia.

Mantenha: Tomadas de corrente elétrica em locais de fácil acesso, evitando fios desordenados e confusos em frente à sua mesa de trabalho; um único objeto que fique à sua vista e que o inspire; coloque o telefone no lado de seu ouvido dominante; planeje suas tarefas de forma a deixar seus materiais e equipamentos próximos de você. Levante-se e caminhe durante seu expediente, alongue-se e ative a circulação sangüínea. Certifique-se de que as cores que estão próximas a você lhe favorecem. Organize seu espaço de trabalho no final de cada dia.

• Mesas de reuniões:

Elemento Terra - são referências da terra, na forma quadrada: é a forma da estabilidade e do respeito pela opinião das outras pessoas.

Elemento Água - pessoas dispostas de forma aleatória em uma sala, não necessariamente em torno de uma mesa: para quando as pessoas precisam expressar livremente seus pensamentos, favorecendo uma comunicação sincera. Nessa disposição, as emoções e os sentimentos afloram.

Elemento Fogo - Qualquer configuração em que uma pessoa fique no vértice de um triângulo confere-lhe poder e responsabilidade. Exemplo: uma pessoa, de um lado da mesa conversando com duas pessoas, que estejam do outro lado da mesma mesa.

Elemento Madeira - Uma longa mesa retangular é indicada para as ocasiões em que decisões precisam ser tomadas, suavizando o receio de inovar. Por sentarem de lado, as pessoas interagem menos. Nesta posição é favorável troca de idéias breves ou curtas, que precisem de foco e concentração.

Elemento Metal - mesa redonda com cadeiras em sua volta. Todos sentam na mesma posição e não há uma única figura de autoridade, e todos são levados a dividir responsabilidades. É uma disposição que favorece o diálogo.

Fonte: Lugar Yincomum

19 de set. de 2009

Cuide da sua alimentação durante o trabalho



Uma jornada de trabalho corrida e dinâmica pode causar muitos prejuízos para a saúde. O estresse e a má alimentação acarretam em graves conseqüências no futuro. Profissionais de agenda cheia por vezes se descuidam da alimentação durante o dia e se aproveitam das facilidades que o fast food oferecem, através de comidas rápidas e práticas.

Mas se alimentar corretamente durante o expediente é fundamental para manter o ritmo de trabalho e uma boa produção. Consuma alimentos saudáveis e respeite os horários de intervalo. O ideal é que o almoço dure por um período de tempo satisfatório, por isso nada de engolir a comida de uma só vez para voltar logo ao batente. Da mesma forma, os lanches não devem ser realizados em frente ao computador.
Hidratar-se é uma outra dica. Se você não pode levantar para buscar água no bebedouro, acostume-se a manter uma garrafinha sobre sua mesa. E não abuse muito do café! Essas são dicas importantes para empresários, arquitetos, advogados e todos os profissionais que mantêm uma rotina frenética!

16 de set. de 2009

Como decorar o banheiro do seu escritório

A decoração de uma sala ou escritório é muito importante para o ambiente da empresa. Mas outra parte também merece uma atenção especial. Hoje, os banheiros ganharam ares mais modernos e sofisticados, de acordo com a “cara” da empresa. Confira algumas dicas que podem ajudar na hora de decorar o seu banheiro:

De acordo com o decorador Walmer Antônio Riani:

- Quando a pessoa não quer ou não pode contratar um decorador, o melhor é escolher o branco para pisos, louças e azulejos. Para combinar, os metais devem ser cromados.

- O revestimento do piso em um banheiro pode ser de madeira, desde que se tenha alguns cuidados. A manutenção da limpeza deve ser feita com um pano úmido; nada de jogar água e a pessoa deve ter o hábito de se enxugar dentro do boxe.

- Em épocas de temperaturas mais baixas, a madeira no banheiro deixa o ambiente mais aquecido e aconchegante.

- As cores vivas estão em alta nos pequenos detalhes. "Amarelo, verde, vermelho, roxo são cores que combinam com um visual jovem”.

- A iluminação de um banheiro deve ser adequada para não ter sombra. O mais indicado é misturar luz quente com luz fria, para ver a cor natural da pele. "A luz fria tende a jogar as cores para o azul. A mulher acaba carregando na maquiagem, porque a luz fria engana".

A Bauhaus Design indica alguns modelos de decoração para banheiros super modernos. Você não precisa seguir à risca, mas pode fazer o seu próprio estilo a partir destes exemplos:

13 de set. de 2009

Sinta-se à vontade no seu escritório

No stand do CEO Salvador, localizado no L2 do Salvador Shopping, você pode conferir três escritórios decorados e conferir o que há de mais moderno e aconchegante na hora de organizar a sua sala. Aqui, damos algumas dicas para transformar o seu ambiente de trabalho :

Organização:
Não há nada pior que um ambiente de trabalho bagunçado e desorganizado. A organização influi diretamente na sua produtividade, por isso tente manter a sua mesa limpa e com os itens mais importantes dispostos perto de você. A organização também deve estar presente nos arquivos de seu computador.

Personalização: Colocar fotos de pessoas que você gosta em um mural e/ou alguns brinquedos de personagens que você gosta pela mesa não é nenhum mal, isso ajuda a manter um ambiente descontraído e relaxante. Lembre-se que no seu workspace você passará a maior parte do seu dia, logo, ele deve ser um lugar que te atraia.

Cadeira: Provavelmente você usa sua cadeira mais que qualquer outro objeto no seu ambiente de trabalho. Então, o ideal é adquirir uma cadeira ergonômica. Isso não se refere somente a conforto, mas à saúde também.

Música:
Se você trabalha com o computador, provavelmente deve ter uma extensa playlist de músicas. Ouvir a música certa pode ajudar a reduzir o stress e ser mais produtivo, mas não é qualquer música que pode lhe proporcionar isso. Tente descobrir quais músicas são mais relaxantes pra você e tome cuidado para não atrapalhar os outros (caso você esteja em um lugar com outras pessoas).

Tome um pouco de ar puro: Seu workspace pode ser o mais confortável e distraído do mundo, mas você continua sendo um humano e se sentirá cansado em ocasiões diversas. É nessa hora que você deve se levantar e ir buscar um café e tomar um pouco de ar puro para clarear as idéias.

Por que Salvador?

Depois do sucesso conquistado no Rio de Janeiro, o CEO chega a Salvador. Mas por que a capital baiana foi escolhida para sediar este projeto inovador?

De acordo com o gerente comercial da Cyrela Andrade Mendonça, Daniel Cruz, o desenvolvimento da capital baiana garante a excelência de serviços e produtos que existem em outras metrópoles brasileiras. “Salvador é uma cidade que cresce muito. Ela segue o padrão de outros grandes centros, desenvolvendo-se a passos largos”, explica.

Daniel ainda ressalta a importância de uma boa localização para o sucesso de um empreendimento imobiliário. “O CEO Salvador está localizado no coração comercial da cidade, no entorno de grandes avenidas e ao lado do Salvador Shopping”, completa.

9 de set. de 2009

Entrevista - Max Gehringer

Um dos palestrantes mais requisitados do país, Max Gehringer é formado em administração de empresas e construiu uma bem sucedida carreira como executivo. Foi presidente da Pepsi da Pullman/Santista Alimentos, diretor comercial e industrial da Elma Chips e diretor de sistemas da Frito Lay, nos Estados Unidos. Em 1999, ficou entre os 30 executivos mais cobiçados do mercado, de acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Gazeta Mercantil. Atualmente, assina colunas em seis revistas: Exame, Você S/A, Revista da Web, Superinteressante e Viagem & Turismo. Publicou ainda os livros "Relações Desumanas no Trabalho" e "Comédia Corporativa". Na entrevista exclusiva cedida ao CEO Salvador, na noite de lançamento do empreendimento, Gehringer fala sobre mudanças profissionais, novas tecnologias e desenvolvimento brasileiro. Boa leitura.


CEO Salvador- A sua palestra de hoje trata das mudanças. Como esse tema será abordado?
Max Gehringer - Vou considerar que esta é uma noite de festa, de alegria. Então, na medida do possível, vou fazer com que o pessoal se divirta, lembrando algumas histórias de empresas e produtos que foram influenciados por mudanças e fazer o gancho com o empreendimento. O vídeo que será passado mostra exatamente o que eu falo, que não é o mais forte nem o mais inteligente que ganha, é o que mais se adapta e sabe mudar. Então eu acho que tem uma ligação muito boa do que eu vou falar com o que vem depois, que é o mais importante da noite, e é por isso que estamos aqui hoje.

CEO - Existe algum segredo para uma vida com tantas mudanças profissionais como a sua?
Max - O principal não é quantas vezes a gente muda. Muita gente muda pelos motivos errados, como por exemplo: “Eu sou empregado e vou abrir uma empresa porque eu não gosto do meu chefe ou porque os colegas são invejosos”. Quer dizer, não são bons motivos para fazer uma mudança. Nós temos que, durante algum tempo, ir pensando, avaliando, experimentando, ruminando, até ter certeza de que a situação para a qual se vai tem, no mínimo, uma boa possibilidade ou ser igual à situação em que eu estou. Então eu fiz muitas mudanças na vida e nenhuma delas foi um salto no escuro. Todas elas foram muito bem pensadas.


CEO - Deve haver um planejamento ou às vezes ele pode atrapalhar?

Max - Não, eu nunca fiz planejamento, escrever no papel o que eu vou ser daqui a 3, 4, 5 anos. Mas quando alguém falou que havia uma oportunidade de, por exemplo, eu deixar de ser executivo para ser escritor, eu fiquei um ano e meio pensando nisso, sem colocar nada no papel. Eu conversava com pessoas, fazia perguntas de como funcionava, quem eu tinha que conhecer, quem era que mandava, quem eram as maiores editoras do Brasil e de que maneira eu podia chegar numa revista conhecida nacionalmente e ter um espaço para escrever. Na hora que eu tomei a decisão de fazer, já era bem amadurecida. A minha recomendação é que não se tome uma decisão por um mau motivo, mas por um bom motivo. Você vai ficar melhor do que está.

CEO - Como aconteceu esta passagem da sua vida, de uma empresa para o trabalho de escritor?

Max - Eu fiquei sozinho. Não tenho mais o batalhão de gente que trabalhava comigo, então sinto falta disso.


CEO - Mas você considera a sua vida hoje mais tranquila?

Max -Sim, a minha vida é muito mais tranquila, sossegada e feliz, sem dúvida!

CEO - Quando você tem uma empresa, a sua equipe te mantém atualizada através de reuniões, encontros, congressos. Quando você trabalha sozinho, como se mantém atualizado para continuar no ritmo do mercado e passar estas informações nos livros, colunas e palestras?

Max - Tudo na vida é uma questão de sorte. Eu dei a sorte de fazer esta transição quando a tecnologia me permitiu fazer de casa. Se eu tivesse feito cinco anos antes, não daria, porque não tínhamos internet no Brasil, em 1999. Tudo o que a gente consegue fazer hoje de transmissão de dados era muito incipiente e, para a minha felicidade, eu gravo pra rádio e para televisão, escrevo e tenho tudo em casa. Hoje, as fontes de pesquisa que temos são maravilhosas se comparadas às de 20 anos atrás. Antes, qualquer coisa que você queria saber tinha que pegar um telefone fixo e ligar para alguém, ir a uma redação de jornal ou a uma biblioteca pública. Hoje você entra no Google e descobre qualquer coisa em qualquer lugar no mundo. Só precisa saber falar inglês, porque a maioria das boas informações estão em inglês. Mas ficou muito mais fácil.


CEO - A internet também foi uma grande transformadora. Qual a sua opinião sobre esse boom?

Max - Eu acho maravilhoso. O que às vezes eu levava três dias para conseguir, eu consigo hoje em três minutos. Se você sabe o que procurar, acha. Eu estou achando músicas no youtube que eu ouvia há 30, 40 anos e não tinha nem ideia de quem cantava. Então basta ter boa memória. Alguém em algum lugar do mundo tinha o clipe e colocou lá. Na parte de informação é a mesma coisa. A gente pode ouvir as melhores rádios do mundo, ler os melhores artigos do mundo, ter acesso às melhores revistas de negócios. Essa é uma possibilidade de se atualizar que eu não tive quando era executivo.

CEO - Há ainda a questão da rapidez. O Twitter, por exemplo, traz informações curtas e rápidas.
Max - O Twitter é uma bela febre. As pessoas deixaram de ser fontes de informação para serem a própria informação. É lindo isso. Os twitters dos técnicos de futebol já dão o furo da notícia. Não sei quanto tempo vai durar isso. Quando a tecnologia avança nessa rapidez, há coisas que acabam muito depressa, o que é bom. Depois do Twitter vai vir outra coisa. Os primeiros que entenderem o que vai ser e aproveitarem vão ser mais bem sucedidos. Esta é a mensagem de adaptação, você não pode achar que uma coisa vai durar para sempre.

CEO - Como você vê o Nordeste em relação a novos negócios?

Max - Eu acho que o sul do Brasil se desenvolveu violentamente no final do século XIX e início do século XX, porque uma enorme quantidade de imigrantes chegou de repente, com uma imensa vontade de trabalhar. Isso aconteceu no Paraná, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, principalmente. Foram três estados que se desenvolveram bastante. O Norte e o Nordeste do Brasil, principalmente esta parte que pega a Bahia, Pernambuco, passando por Belém e chega até Manaus, era a parte desenvolvida do país, e a gente esquece disso. Então os imigrantes eram mandados para o sul, que era atrasado. Mas foi um pessoal que chegou de repente, então deu essa reviravolta. Eu não vejo porque o Brasil não possa ser, independentemente do tamanho, um país com uma unidade maior de desenvolvimento.
O que a gente vê é o desenvolvimento das capitais. Eu venho a Salvador há 30 anos e, nos primeiros 15 anos, não vi acontecer nada na cidade: os prédios eram os mesmos, a entrada do aeroporto, que é a mais bonita do Brasil, era a mesma. Mas nos últimos dez anos, é impressionante como Salvador vem crescendo, está sempre cheia de prédios em construção. Eu não sei como está o interior do estado, porque só conheço a capital. Eu acho que um estado, para se desenvolver, precisa de uma capital e um interior fortes. O Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo têm isso. E os lugares que não têm ficam em uma situação complicada, porque eles não podem depender de uma capital. Para quem mora na capital não tem importância, mas para quem mora no interior é uma questão muito séria. Se o interior não se desenvolve, quem mora lá vem para a capital já que não se consegue gerar emprego no interior. Eu acho que isso é o que deveria ser feito, investir para desenvolver, com as iniciativas pública e privada juntas. Eu não sei quanto tempo vai levar para o Brasil chegar ao nível que hoje estão os países do hemisfério norte, mas ele vai chegar, não tenho dúvida. O potencial é maravilhoso.
Max fala sobre mudanças no lançamento do CEO Salvador