O local de trabalho pode ser o ambiente em que passamos a maior parte do nosso tempo. Para aliviar as tensões do dia a dia, é interessante e mais saudável torná-lo harmonioso e equilibrado. O Feng Shui (arte de harmonização energética do ambiente, de origem chinesa) pode contribuir que isso aconteça.
Aqui vão algumas dicas para o ambiente de trabalho ficar mais equilibrado:
Aqui vão algumas dicas para o ambiente de trabalho ficar mais equilibrado:
• Iluminação: deve ser a mais natural possível ou ter uma qualidade que se aproxime do espectro solar. Desta forma nossa resposta respiratória, humor e mobilidade física.
• Sons: Substituir ruídos comuns aos escritórios (como barulho de máquinas copiadoras, zumbido dos computadores, zunido de lâmpadas fluorescentes) por música suave e agradável. A música aumenta o nível de endorfinas no organismo, ativando substâncias calmantes no cérebro, tornando-o mais concentrado e focado. Mas evite estações de rádio com notícias ou com música que acelere você através de batidas aceleradas.
• Plantas: Evite comigo-ninguém-pode, samambaias, espadas de São Jorge, arruda e outras plantas “ditas” de proteção. Use: flores em vasos (evitando incidentes com água perto de equipamentos) ou plantas de pequeno porte em mesas de trabalho. Escolha folhas com formas arredondadas, harmônicas, vivas e sem pontas agudas ou espinhos. Crisântemos, gérberas, tulipas e lírios da paz fazem milagres para colaborar na purificação do ar.
• Aromas: Assunto delicado, pois cada pessoa aprecia um tipo de essência. Converse sobre seus colegas e teste aromas suaves em sua sala no final do expediente e vejam como se sentem. Se aprovado, use em forma spray, no ambiente, pela manhã.
• Ventilação: Sempre que possível, utilize a ventilação das janelas pela manhã, antes de ligar o ar condicionado.
• Mesa de trabalho: Posicionamento - se possível, mantenha as suas costas para a parede, como forma de manter a estabilidade e proteção; posicione-se de forma a enxergar a porta de entrada de sua sala; sua cadeira deve ser firme e estável, ainda que tenha rodinhas de apoio para facilitar o movimento; ajuste a altura da cadeira para que você não canse excessivamente em uma posição inadequada.
Evite: sujeira, pó, acúmulo de materiais ou papéis sobre a mesa ou em gavetas; tesouras e objetos cortantes espalhados na mesa; lápis e canetas dispersos; vários papéis com lembretes e recados soltos pela mesa – isso dispersa sua energia.
Mantenha: Tomadas de corrente elétrica em locais de fácil acesso, evitando fios desordenados e confusos em frente à sua mesa de trabalho; um único objeto que fique à sua vista e que o inspire; coloque o telefone no lado de seu ouvido dominante; planeje suas tarefas de forma a deixar seus materiais e equipamentos próximos de você. Levante-se e caminhe durante seu expediente, alongue-se e ative a circulação sangüínea. Certifique-se de que as cores que estão próximas a você lhe favorecem. Organize seu espaço de trabalho no final de cada dia.
• Mesas de reuniões:
Elemento Terra - são referências da terra, na forma quadrada: é a forma da estabilidade e do respeito pela opinião das outras pessoas.
Elemento Água - pessoas dispostas de forma aleatória em uma sala, não necessariamente em torno de uma mesa: para quando as pessoas precisam expressar livremente seus pensamentos, favorecendo uma comunicação sincera. Nessa disposição, as emoções e os sentimentos afloram.
Elemento Fogo - Qualquer configuração em que uma pessoa fique no vértice de um triângulo confere-lhe poder e responsabilidade. Exemplo: uma pessoa, de um lado da mesa conversando com duas pessoas, que estejam do outro lado da mesma mesa.
Elemento Madeira - Uma longa mesa retangular é indicada para as ocasiões em que decisões precisam ser tomadas, suavizando o receio de inovar. Por sentarem de lado, as pessoas interagem menos. Nesta posição é favorável troca de idéias breves ou curtas, que precisem de foco e concentração.
Elemento Metal - mesa redonda com cadeiras em sua volta. Todos sentam na mesma posição e não há uma única figura de autoridade, e todos são levados a dividir responsabilidades. É uma disposição que favorece o diálogo.
Fonte: Lugar Yincomum
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